Administre seu tempo !

Curso online de Administração do Tempo

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nunca desista

Persistência


A persistência é uma idéia firme e constante de algo que se pretende fazer, mesmo na presença de incômodos ou dificuldades.

A persistência é uma virtude fundamental para o sucesso, pois fortalece a vontade e a atitude das pessoas. Ser persistente não é uma tarefa fácil — é normal encontrar obstáculos e querer desistir. A rotina, o desânimo e o medo das mudanças contribuem para agravar as dificuldades.
Dicas para Ser Mais Persistente

* Aprender a concentrar-se, ou seja, focalizar a atenção em apenas uma coisa por vez. Quando queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, prestamos menos atenção a cada uma em particular.
* Criar objetivos de vida; para não esquecer-se dos resultados finais a serem atingidos.
* Assumir a derrota como algo natural e passageiro, fazendo assim com que ela seja muito menos desanimadora.
* Imaginar o seu objetivo cumprido e sentir a emoção da conquista como se ela já tivesse acontecido.
* Nos momentos mais difíceis, procurar relaxar, respirar fundo e fazer outras atividades.

Vantagens da Persistência

A persistência é a qualidade que separa os profissionais ou estudantes de sucesso dos demais. Em tempos difíceis como o que hoje vivemos, você deve ser persistente, sempre se dedicando para fazer o máximo possível, porque o retorno será muito compensador.

Mesmo que um indivíduo seja considerado comum ou sem nenhum mérito aparente, se ele for uma pessoa persistente ele terá uma excepcional vantagem sobre os outros. A persistência é uma qualidade que não chama a atenção, mas que, no longo prazo, é o diferencial dos vitoriosos.
A Persistência no Estudo

Hoje, são evidentes as dificuldades encontradas pelos estudantes para conseguir uma vaga em uma universidade ou no emprego público. Se o aluno quiser obter êxito, a persistência deve ser umas de suas mais autênticas qualidades. Esse é o grande diferencial para que o estudante possa progredir, vencer e se realizar — mesmo quando ele sofre derrotas ao longo do caminho. Portanto, não se esqueça de que você é a solução: Acredite em seu potencial, não desista e faça a diferença.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Começar

Começar é arte!
Tudo, aliás é arte.
Sobretudo hoje, quando já quase ninguém sabe mais o que é arte.

Começar, porém, exige uma força, interior,
uma esperança tal ...
que se vai tornando uma “arte”...
Exige uma sensibilidade para antever o fim
Exige uma capacidade grande para saber onde se vai .
Exige uma síntese que só a arte oferece ou enriquece.

Recomeçar é mais ainda arte...
Porque é renovar convicções, recolocar posições, reanimar virtudes, restaurar
Esperanças, reequilibrar a dimensão interior, redescobrir a humanidade...

Quem bem começa tem muito para bem terminar!
Quem sempre sabe recomeçar tem muito para chegar a vencer.
Quem continuamente admite recomeçar atinge rápido a perfeição,
Feita sim, de limites, mas ... humana
E é por isso que...
É sempre bom falar de esperança...
É sempre proveitoso e agradável, no princípio de qualquer caminhada,
ouvir dizer esperanças ...
É sempre animador, no princípio de qualquer princípio, cantar esperança do peregrino, do caminhante, do viajante.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estímulo para estudar

Recentemente, a revista Exame publicou um artigo chamado "Estímulo para estudar", do economista norte-americano Robert Samuelson. Segundo o economista, a IBM americana está solicitando o histórico escolar do 2º grau dos candidatos a cargos na empresa. Para a IBM, o aproveitamento escolar dos candidatos passa a ser um critério importante de seleção.

No mesmo artigo, Samuelson afirma que para reagir à queda nas margens de lucro e ao aumento da concorrência, as empresas vêm se tornando mais seletivas na hora de contratar novos funcionários. Onde bastava um diploma de segundo grau, está se exigindo curso universitário e onde se exige formação básica, está se procurando meios de selecionar os mais capacitados. As empresas americanas estão procurando selecionar pessoas que tenham domínio de algumas competências básicas: bom conhecimento de leitura e matemática, capacidade de formular hipóteses na solução dos problemas e boa comunicação oral e escrita.

Para o economista americano, esse novo comportamento do mercado valoriza o ensino e acaba por estimular a sua melhoria, tirando a educação do marasmo.

E no Brasil, o que será que está acontecencendo na relação entre emprego e escolaridade?

Nos últimos dez anos o mercado de trabalho diminuiu a sua capacidade de absorver a população economicamente ativa (dados do Ipea e do Datafolha). O índice de empregados com carteira assinada dentro da população economicamente ativa recuou aproximadamente 10%. Segundo a pesquisadora Paula Montagnier, "há muitos desempregados com primeiro grau completo. Diante dessa oferta, o mercado eleva suas exigências".

Ou seja, no Brasil está acontecendo um fenômeno semelhante ao do mercado americano. As empresas estão mais exigentes quanto à escolaridade de seus futuros funcionários porque em nosso país, ao contrário do que acontecia 20 anos atrás, já há sobra de mão-de-obra qualificada.

A conclusão em termos de escolaridade também é semelhante ao caso americano: é preciso investir nos estudos para garantir empregabilidade. Há 20 anos atrás, uma pessoa tinha boas chances de conquistar um lugar no mercado de trabalho com o primeiro grau completo. Hoje isso já não é suficiente. Muitas empresas estão exigindo segundo grau para admitir funcionários em cargos onde antes bastava o primeiro grau.

O curso superior é um diferencial fundamental no mercado de hoje. Sem diploma fica muito difícil chegar a um cargo de gerência, um fato comum há 20 anos atrás. Em função desta nova realidade do mercado, chegamos à conclusão que investir nos nossos estudos e de nossos filhos é imprescindível.

IMPORTANTE: Em relação aos nossos filhos, devemos lembrar que "gostar do que faz" é fundamental em qualquer área profissional.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Concentração

Concentração e Criatividade


Concentrar quer dizer convergir para o centro. Em termos práticos, podemos dizer que concentrar-se é voltar a atenção exclusivamente para um único alvo, um único objetivo.

A mente humana tem a propriedade fantástica de captar uma infinidade de informações por segundo, sem que sequer percebamos isso. Repare que enquanto lemos um livro, a mente está atenta também à iluminação do ambiente, ao calor, aos sons, enfim, ela está captando e processando tudo o que está a nossa volta e os sentidos percebem.

Se por um lado isto é magnífico, por outro tem suas desvantagens. É que quanto mais nos ligamos no ambiente, ou seja, quanto mais estamos sensíveis às outras informações, mais perdemos a "convergência".

No entanto, a concentração é fundamental tanto na aprendizagem quanto na realização do que foi aprendido. É fundamental porque, além de limitar a percepção de detalhes que não nos interessam, facilita a organização do nosso fluxo mental.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Raciocínio

Problemas Envolvendo Raciocínio

1.Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?


2.Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?


3.Um grande empresário na necessidade de ir a São Paulo, chegou a seu guarda noturno e ordenou que ele o acordasse às 6 horas da manhã em ponto. Exatamente às 6:00 da manhã o guarda acordou o empresário e disse:
- Patrão, estou com um mal pressentimento: sonhei esta noite que o senhor teria um acidente com o avião e me permita sugerir que não viaje.
O empresário nã deu ouvidos ao guarda. Sem incidentes, chegou a São Paulo e por telefone mandou demitir o guarda. Por quê?


4.Um pastor diz para outro: "Dê um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros." O outro responde:
"Nada disso, dê-me um de seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus". Quantos carneiros têm cada um?


5.Uma lesma deve subir um poste de 10 metros de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?


6.Três gatos comem três ratos em três minutos. Cem gatos comem cem ratos em quantos minutos?


7.O pai do padre é filho do meu pai. O que eu sou do Padre?


8.Qual é o dobro da metade de dois?


9.Se um bezerro pesa 75 kg mais meio bezerro, quanto pesa um bezerro inteiro?


10.Um avião lotado de passageiros parte do Rio de Janeiro em direção a Buenos Aires. Por uma fatalidade cai na fronteira Brasil-Argentina. Onde serão enterrados os sobreviventes?


11.Uma pata nascida no Chile bota um ovo na divisa Brasil-Chile. Segundo o Itamaraty, a quem pertence o ovo?

12 - Um senhor de 80kg e suas 2 filhas cada uma com 40kg precisam atravessar uma ilha com um barco. Só que há um problema, o barco só suporta 80kg. Como farão para atravessar?



13 - O meu pato botou um ovo no quintal do meu vizinho, segundo o IBAMA de quem é o ovo?



14 - 200 burros estão andando em fila, um burro cai ele olha paras trás, quantos burros ele vai contar?




15 - Um pescador esta do lado de um rio, ele tem um barco e precisa levar um saco de milho, uma galinha e uma raposa para o outro lado, o barco só aguenta ele e mais alguma coisa ( milho ou a galinha ou a raposa ). Ele não pode deixar a galinha com o milho, porque a galinha comeria o milho, e nem pode deixar a galinha com a raposa, se não a raposa comeria a galinha... O que ele deve fazer?




16 - O que é preto e branco, preto e branco, preto e branco...?

17 - Que horas são quando um elefante senta em cima do seu carro?


18 - Qual é a metade de dois mais dois?

Dicas para Redação

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

redaçao

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Planeje seus estudos

Planeje seus estudos

Escolha o concurso, organize seus horários e capriche nas matérias mais importantes para chegar à vaga


Em todo o País há cerca de 70 concursos em andamento, com mais de 9 mil vagas. Oportunidades, melhores salários e estabilidade no serviço público diante das opções do mercado de trabalho tem levado muita gente, em algum momento, a decidir participar de um concurso público. Segundo os coordenadores de cursos preparatórios do Distrito Federal, a principal dica para quem quer começar a se preparar é planejar o estudo. Cássia Sampaio, coordenadora da TSC Cursos, explica que a primeira coisa é delimitar os concursos que realmente interessam. \"Dê preferência aos concursos da sua área de formação, e se puder faça todos que aparecerem\", aconselha.

Após a escolha dos concursos vem a organização do horário. \"Se o candidato não trabalhar, poderá dividir muito bem seu horário entre cursos e horas de estudo em bibliotecas. A organização das horas e o local para os estudos são imprescindíveis\".

Para quem pode fazer um curso preparatório, Cássia recomenda escolher um onde os professores tenham como diferencial a constante atualização.

O melhor, segundo ela, é se preparar com antecedência e não esperar pela divulgação do edital para começar a estudar. \"Não existe um tempo médio de estudo para passar em um concurso. Depende do concurso e da carreira escolhida\". Mas dar atenção maior a certas disciplinas pode fazer com que o tempo se reduza. Para ela, os candidatos de concursos de nível superior devem dar muita atenção as disciplinas de maior peso que geralmente são as da área jurídica. \"Processo Penal, Direito Penal, Processo Civil, Direito Civil, Direito Administrativo e Direito Constitucional estão sempre em concursos\", afirma.

Cursinho ou em casa
Para os candidatos que não podem fazer um cursinho, estudar em casa pode ser uma boa opção. Mas, Gláucia Ananias, orientadora educacional da Vestcon, empresa que oferece apostilas e cursos on-line, lembra que estudar em casa também exige responsabilidade. Ela diz que é comum esquecer de pegar os livros e que, geralmente, quem fica em casa acaba adiando o estudo.

Gláucia recomenda perseverança e horários rígidos. \"Estudar em casa traz vantagens como não perder tempo com transporte até o cursinho e poder determinar o seu horário. Mas para que o estudo em casa tenha o máximo de proveito é importante que o estudante saiba organizar o seu tempo\", avalia.




--------------------------------------------------------------------------------

Josemar Gonçalves

Ana Paula largou o emprego e decidiu estudar: primeiro passo foi a matrícula em um cursinho


Orientação para o dia-a-dia


O professor de Português do Curso Preparo, Ubirajara Alencar, recomenda que os estudantes que tenham orientação na hora do estudo. Para ele é fundamental o auxilio de um professor para destrinchar os assuntos mais complexos e guiar os iniciantes. "É importante que o candidato não se baseie apenas nos conceitos que acredita serem os certos, mas que tenha uma orientação", afirma.

Dedicação
Em Janeiro deste ano, a advogada Ana Paula Soares, 26 anos, decidiu largar o escritório de advocacia onde trabalhava e começou a estudar para concursos. Para tirar melhor proveito, seguiu algumas dicas que já conhecia para iniciantes. Como pensa em prestar um concurso para sua área, que costuma ser muito concorrida, ela se matriculou em um cursinho. "Estou levando com muita dedicação. Consegui até ser monitora do intensivo", afirma.

Mas, ao contrário do que recomendam os professores, ela não determinou para qual concurso sonha mais em passar. Não está estudando para nenhum concurso específico, apesar de estar inscrita no da Câmara. Ela preferiu se dedicar apenas para matérias gerais de Direito que costumam ser cobradas nos concursos específicos para advogados. Mas vê muitas vantagens nisso. "É bom porque estou me preparando com muita antecedência para os concursos que ainda serão lançados", avalia a mais nova concorrente.

Para compensar o tempo dedicado nessa preparação, além dos concursos, ela acredita que o cursinho também é um reforço que a ajudará na profissão. "Acho que ganho mais estudando para concursos que em um escritório de advocacia. No cursinho eu me preparo também para advogar", afirma.




--------------------------------------------------------------------------------


Compromisso é fundamental


Uma dica dos professores chega a ser chata de tanto que é repetida: refaça provas de concursos anteriores. É o que também recomenda a professora de Inglês Ariane Brasil, do Curso Preparo, junto com a recomendação para manter-se atualizado por meio da leitura.

O site Central de Oficinas, que auxilia candidatos a concursos, afirma que não é a quantidade de exercícios que importa, mas, essencialmente, a qualidade. A página na internet lembra que estudar requer ânimo, vontade e perseverança. E ainda, para que este estudo seja feito com sucesso são precisos instrumentos como livros, apostilas, vídeos, provas, testes, internet, que dinamizem a aprendizagem.

Estudo eficaz
Após conhecer as disciplinas, o candidato deve estabelecer um planejamento de estudos que respeite horários. Este estudo deve ser um compromisso agendado. Nos concursos mais rasteiros, como os para cargos de técnico, que exigem nível médio, pode ser mais eficiente preocupar-se apenas em decorar as leis. Em concursos mais avançados, porém, já é preferível que o candidato matricule-se em um bom cursinho que lhe ajudará a aprender os macetes para encurtar o tempo gasto para responder as questões.

Já para os concursos top de linha, a recomendação é que o candidato comece a estudar muito tempo antes do edital para o concurso ser publicado. Normalmente as matérias deles são grandes, e se você deixar para entrar no intensivão pré-prova, só vai perder tempo.

Tempo
Mas o tempo de estudo dependerá do nível do concurso que será prestado. Vários candidatos conseguem a aprovação em menos de seis meses após terem terminado a faculdade, mas não são a regra. Em geral, o período de preparação leva de dois a três anos, sendo que há casos, e não são raros, daqueles que se prepararam durante mais de cinco anos antes de conseguir ser aprovado.

Portanto, caso não consiga a aprovação após um período considerável de preparação, não sinta-se um fracassado. Hoje em dia, os concursos são extremamente disputados e o estudo é encarado de forma muito profissional pelos candidatos. Um longo período de preparação é normal.

Gastos
Mas atenção. Também é preciso preparar o bolso e prever o gasto necessário para um período longo de estudo. Para se ter uma idéia, para estudar em casa, com apostilas e livros, o candidato a um concurso gasta entre R$ 20 e R$ 50, por apostila, em média, por mês. Já a mensalidade média de um cursinho com duração de cinco meses é R$ 300, com material incluído.

Para começar a estudar
- Escolha a quais concursos irá concorrer. Prefira aqueles com afinidade com a sua área de formação ou interesse

- Monte uma estratégia de estudo. Faça metas e planejamento para não ficar sobrecarregado. Refazer provas e muitos exercícios pode não ser tão eficaz se os exercícios não tiverem qualidade. Qualidade vale mais que quantidade.

- Estudar requer ânimo, vontade e perseverança. Implica acesso a livros, apostilas, vídeos, provas, testes, internet etc.

- Organize seu horário de estudo. Não precisa ser todos os dias, mas precisa ter freqüência e disciplina.

- Gerencie seu tempo. Se você trabalha, aprenda a parcelar seu tempo com o emprego, o estudo e a família

- Respeite seu horário de estudo. Não se dê desculpas para adiá-lo

- Conheça o conteúdo pragmático do último concurso realizado pela mesma instituição que elaborará a sua prova.

- Direcione a que se dedicará mais, pois para cada concurso requer tempo de dedicação diferente para cada matéria. um concurso para juiz do Trabalho deve mais dedicação para as matérias da área trabalhista


domingo, 15 de fevereiro de 2009

Memória

Treinar os sentidos e o cérebro

Em relação ao ensino da música, deixa-se que o feto
ouça notas musicais, dizendo-lhe os seus respectivos
nomes.

Estimula-se desta forma, os centros cerebrais
correspondentes a estas diversas actividades, já que o
cérebro possui ainda uma plasticidade máxima.
Mais de 1500 bebés já “estudaram” na Universidade
Pré-Natal. Segundo Van de Carr, estas crianças falam
desde a idade dos cinco ou seis meses, lêem com um
ano e meio e são muito comunicativas. Tornam-se
também crianças mais “fáceis”.

A memória visual

Desenhe esboços
Arranje papel e um lápis. Escolha um objecto
interessante. Observe o seu objecto durante uns
segundos. Faça uma fotografia mental e tente reproduzir
a fotografia no papel.
Trace plantas
Logo que entre numa casa nova, observe bem a sua
planta. No caminho para casa, tente reproduzir essa
planta.
Reveja rostos
Treinar os sentidos e o cérebro
Encontrou novas caras aquando de uma saída? Tente
agora memorizar esses novos rostos. Tente lembrar-se
da cor dos olhos, dos cabelos, da forma da boca, da
estatura, etc.

Jogos da natureza
Aprenda a identificar os pássaros, as flores e os
cogumelos, as árvores, etc. Tornar-se-á, cada vez mais,
um dos maiores adeptos de passeios.
Jogos de cartas
Tem filhos? Se a resposta for afirmativa, eis dois
jogos engraçados, cujo objectivo é exercitar a memória.

Jogo n° 1:
1. Pegue num baralho de cartas. Baralhe e espalhe
todas as cartas sobre a mesa. As cartas devem ficar
voltadas para baixo.
2. Na sua vez, cada jogador escolhe duas cartas, viraas
e compara-as.
- No caso das cartas apresentarem números ou
figuras iguais, dois 6, dois 8, dois valetes, etc., fica
com as cartas para si.
- Se as cartas não tiverem o mesmo número ou a
mesma figura, coloca-as de novo na mesa, junto
das restantes, voltadas para baixo.
3. Ao colocar as cartas na mesa, esforce-se por se
lembrar do local onde estão postas. Poderá ainda
completar, mais à frente no jogo, um par, sem ter que
recorrer ao acaso.

O seu parceiro deverá, também ele, estar atento e
memorizar a localização das cartas, se quiser
encontrar mais pares.
4. Cada participante joga desta forma, um de cada
vez, até que já não haja mais cartas sobre a mesa.
Ganha aquele que tiver obtido um maior número de
pares de cartas.

Jogo n° 2:
Segue-se agora um jogo que pode fazer sozinho.
Volte o baralho de cartas ao contrário. Tire 7 cartas do
baralho. Observe-as durante alguns segundos. Feche os
olhos e tente lembrar-se das cartas que tinha retirado.
Memória auditiva
Gosta de boa literatura? Decore todos os dias um
poema curto ou um texto. E, se gostar de cantar, decore
canções novas.
Desenvolva os seus dotes musicais! Aprenda a
diferenciar os diversos compositores, as diversas formas
musicais, a reconhecer os instrumentos, etc.
E por que não aprender uma língua nova? Todos os
dias, memorize umas quinze palavras e leia em voz alta
algumas regras gramaticais. Em menos de um ano,
saberá manter uma pequena conversa – e isso é-lhe
sempre útil.

Pode identificar, de igual forma, as diferentes
espécies de pássaros, de acordo com o seu canto. Se se
der ao trabalho de realmente os ouvir, poderá até acabar
por imitar esses cantos diferentes, entoando-os e
fazendo duetos com os pássaros. Messian, o célebre
músico francês do século XX, consagrou muito tempo a
escutar e a reproduzir os caritos de pássaros. Aí reside a
sua fonte de inspiração.
Como se chama?
Evite fazer esta pergunta duas vezes a uma mesma
pessoa. Aquando de uma reunião ou de uma recepção,
memorize o nome das pessoas que aí encontrou pela
primeira vez. Retenha igualmente determinados
pormenores particulares sobre a pessoa para “codificar”
mais facilmente o nome.
Aqui está um pequeno exercício que conquistará a
simpatia dos principais interessados. Poderá mesmo
ajudá-lo ao nível da sua profissão. É através de
pequenos pormenores, como estes que foram referidos,
que se opta frequentemente por um ou por outro
candidato para um lugar importante.
Memória olfactiva
Pode pôr os pés fora de casa e fazer uma careta. Pode
ser capaz de ver para além do seu nariz. Mas será capaz,
realmente, de cheirar com o seu nariz?

Aprenda a distinguir os perfumes diferentes de flores.
Lembra-se da fragrância de uma peónia? Da de uma
tulipa? E de como cheira o dente-de-leão e a margarida?
Esteja atento aos odores que o rodeiam. Tente
identificá-los. Por exemplo, experimente adivinhar qual
é o prato que está a ser preparado na cozinha. Quais são
os condimentos que utiliza para o temperar?

Memória táctil
Eis um jogo que as crianças adoram. Peça a um deles
para colocar um objecto qualquer num saco de papel.
Meta uma mão no saco e tente adivinhar qual o objecto
que lá está metido. Para tomar o jogo mais subtil, pode
colocar tecidos diferentes ou várias moedas no saco.
Sabe sentir a diferença entre a farinha de trigo e a
farinha de trigo mourisco? E entre a casca de pinheiro e
a de um abeto?

Memória gustativa
Com certeza que já ouviu falar daqueles prodigiosos
provadores de vinhos. Alguns podem informá-lo com
uma precisão desconcertante sobre a origem de um
vinho, do ano em que foi produzido, da influência do sol
na vinha (em graus) e de onde provém o vinho
experimentado.


Trata-se, na verdade, de excepções mas nem todos
temos as mesmas aptidões. Por que não desenvolvê-las?
Apreciar vinhos constitui um exercício excelente. Pode,
de igual forma, tentar adivinhar a composição de alguns
pratos. Experimente lembrar-se do sabor dos diferentes
pratos da sua infância. Tente saborear nova comida.
Experimente novas receitas.
Exercícios mentais
Exercício de criatividade:
Apenas com 4 linhas rectas, tente conseguir ligar
todos os pontos. O ideal seria não ultrapassar os 5
minutos.
* * *
* * *
* * *
Veja a solução na página seguinte.

Solução do teste de criatividade:
Exercícios de memorização:
Leia atentamente esta série de palavras durante 15
segundos; em seguida, vá para a página seguinte.
acetilcolina dopamina norepinefrina
triptofano béribéri linfa
atrabila bílis
cusmina sináptico cocaína

Duas palavras mudaram de lugar. Quais?
acetilcolina dopamina norepinefrina
triptofano linfa béribéri
atrabila bílis
cusmina sináptico cocaína
Leia agora a lista de números que se segue. De
seguida, vire a página:
123 354 768
245 986 980
345 786 276


Será capaz de reconhecer os dois números que
mudaram de lugar?
123 354 768
986 245 980
345 786 276

Exercício de lógica pura:
Todos os exercícios anteriores não passavam de um
aquecimento. Eis agora algo de mais complicado.
Existem 5 tipos de escritores – entre eles, duas
mulheres – que moram numa rua situada ao longo de
um cais. Cada um vive num tipo de casa e tem o seu
próprio meio de deslocação. Além disso, cada um segue
um certo regime alimentar e tem a sua bebida preferida.
Após todas as indicações que se seguem, descubra
aquele ou aquela:
- que tem um motorista para conduzir o seu Renault;
- cuja bebida preferida é o café.
1. A pessoa que escreve tratados filosóficos
conduz um Citroën.

2. A pessoa que escreve romances de ficção
científica é vizinha da pessoa que anda a pé.

3. A pessoa que escreve tratados filosóficos vive
num apartamento.

4. O edifício de apartamentos está situado logo à
direita da mansão.

5. A pessoa que adora beber água Perrier vive no
edifício de apartamentos.
6. A pessoa que escreve romances de amor vive
numa lancha sempre atracada no mesmo local.
7. A pessoa que escreve livros para crianças bebe
chá.
8. A bebida preferida da pessoa que vive na casa
do meio é tisana.
9. A casa da pessoa que escreve romances de
amor fica ao lado da casa, cujo dono anda de
bicicleta.
10. O vegetariano mora ao lado do presbitério.
11. O camião pertence à pessoa que se dedica a
escrever para crianças.
12. A pessoa que só toma suplementos alimentares
escreve romances pornográficos.
13. A pessoa que come todo o tipo de alimentos
ingere sobretudo bebidas alcoólicas.
14. O vegetariano mora na casa que fica mais à
esquerda.