quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Estímulo para estudar
No mesmo artigo, Samuelson afirma que para reagir à queda nas margens de lucro e ao aumento da concorrência, as empresas vêm se tornando mais seletivas na hora de contratar novos funcionários. Onde bastava um diploma de segundo grau, está se exigindo curso universitário e onde se exige formação básica, está se procurando meios de selecionar os mais capacitados. As empresas americanas estão procurando selecionar pessoas que tenham domínio de algumas competências básicas: bom conhecimento de leitura e matemática, capacidade de formular hipóteses na solução dos problemas e boa comunicação oral e escrita.
Para o economista americano, esse novo comportamento do mercado valoriza o ensino e acaba por estimular a sua melhoria, tirando a educação do marasmo.
E no Brasil, o que será que está acontecencendo na relação entre emprego e escolaridade?
Nos últimos dez anos o mercado de trabalho diminuiu a sua capacidade de absorver a população economicamente ativa (dados do Ipea e do Datafolha). O índice de empregados com carteira assinada dentro da população economicamente ativa recuou aproximadamente 10%. Segundo a pesquisadora Paula Montagnier, "há muitos desempregados com primeiro grau completo. Diante dessa oferta, o mercado eleva suas exigências".
Ou seja, no Brasil está acontecendo um fenômeno semelhante ao do mercado americano. As empresas estão mais exigentes quanto à escolaridade de seus futuros funcionários porque em nosso país, ao contrário do que acontecia 20 anos atrás, já há sobra de mão-de-obra qualificada.
A conclusão em termos de escolaridade também é semelhante ao caso americano: é preciso investir nos estudos para garantir empregabilidade. Há 20 anos atrás, uma pessoa tinha boas chances de conquistar um lugar no mercado de trabalho com o primeiro grau completo. Hoje isso já não é suficiente. Muitas empresas estão exigindo segundo grau para admitir funcionários em cargos onde antes bastava o primeiro grau.
O curso superior é um diferencial fundamental no mercado de hoje. Sem diploma fica muito difícil chegar a um cargo de gerência, um fato comum há 20 anos atrás. Em função desta nova realidade do mercado, chegamos à conclusão que investir nos nossos estudos e de nossos filhos é imprescindível.
IMPORTANTE: Em relação aos nossos filhos, devemos lembrar que "gostar do que faz" é fundamental em qualquer área profissional.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Concentração
Concentrar quer dizer convergir para o centro. Em termos práticos, podemos dizer que concentrar-se é voltar a atenção exclusivamente para um único alvo, um único objetivo.
A mente humana tem a propriedade fantástica de captar uma infinidade de informações por segundo, sem que sequer percebamos isso. Repare que enquanto lemos um livro, a mente está atenta também à iluminação do ambiente, ao calor, aos sons, enfim, ela está captando e processando tudo o que está a nossa volta e os sentidos percebem.
Se por um lado isto é magnífico, por outro tem suas desvantagens. É que quanto mais nos ligamos no ambiente, ou seja, quanto mais estamos sensíveis às outras informações, mais perdemos a "convergência".
No entanto, a concentração é fundamental tanto na aprendizagem quanto na realização do que foi aprendido. É fundamental porque, além de limitar a percepção de detalhes que não nos interessam, facilita a organização do nosso fluxo mental.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Raciocínio
Problemas Envolvendo Raciocínio
1.Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?
2.Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?
3.Um grande empresário na necessidade de ir a São Paulo, chegou a seu guarda noturno e ordenou que ele o acordasse às 6 horas da manhã em ponto. Exatamente às 6:00 da manhã o guarda acordou o empresário e disse:
- Patrão, estou com um mal pressentimento: sonhei esta noite que o senhor teria um acidente com o avião e me permita sugerir que não viaje.
O empresário nã deu ouvidos ao guarda. Sem incidentes, chegou a São Paulo e por telefone mandou demitir o guarda. Por quê?
4.Um pastor diz para outro: "Dê um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros." O outro responde:
"Nada disso, dê-me um de seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus". Quantos carneiros têm cada um?
5.Uma lesma deve subir um poste de 10 metros de altura. De dia sobe 2m e à noite desce 1m. Em quantos dias atingirá o topo do poste?
6.Três gatos comem três ratos em três minutos. Cem gatos comem cem ratos em quantos minutos?
7.O pai do padre é filho do meu pai. O que eu sou do Padre?
8.Qual é o dobro da metade de dois?
9.Se um bezerro pesa 75 kg mais meio bezerro, quanto pesa um bezerro inteiro?
10.Um avião lotado de passageiros parte do Rio de Janeiro em direção a Buenos Aires. Por uma fatalidade cai na fronteira Brasil-Argentina. Onde serão enterrados os sobreviventes?
11.Uma pata nascida no Chile bota um ovo na divisa Brasil-Chile. Segundo o Itamaraty, a quem pertence o ovo?
12 - Um senhor de 80kg e suas 2 filhas cada uma com 40kg precisam atravessar uma ilha com um barco. Só que há um problema, o barco só suporta 80kg. Como farão para atravessar?
13 - O meu pato botou um ovo no quintal do meu vizinho, segundo o IBAMA de quem é o ovo?
14 - 200 burros estão andando em fila, um burro cai ele olha paras trás, quantos burros ele vai contar?
15 - Um pescador esta do lado de um rio, ele tem um barco e precisa levar um saco de milho, uma galinha e uma raposa para o outro lado, o barco só aguenta ele e mais alguma coisa ( milho ou a galinha ou a raposa ). Ele não pode deixar a galinha com o milho, porque a galinha comeria o milho, e nem pode deixar a galinha com a raposa, se não a raposa comeria a galinha... O que ele deve fazer?
Dicas para Redação
1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.
2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.
6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.
7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.
8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.
9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.